domingo, 28 de novembro de 2010

Acne: comedões ou aracnídeos?

Este post tem por objetivo esclarecer que as lesões apresentadas pela acne  não devem ser confundidas e associadas ao ácaro da classe dos aracnídeos Demodex.  Porém alguns materiais didáticos afirmam que a acne seria causada por este ácaro.
__________________________________

Acne
A acne é uma patologia muito comum, que agrega uma série de fatores desencadeantes, entre eles as alterações hormonais são as mais significativas, principalmente quando refere-se à acne vulgar ou acne do adolescente.

Esta alteração causa desconforto e altera a auto-imagem do portador, atingindo homens e mulheres de todas as idades principalmente no período da adolescência.


As lesões características mais comuns da acne não inflamatória são os comedões abertos (cravo preto) e comedões fechados (cravo branco) e na acne inflamatória observa-se pápulas e pústulas. Nas formas mais graves, observam-se também cistos e nódulos deixando sequelas que são as cicatrizes hiper e hipotróficas.
O comedão é formado a partir de uma hiperqueratose que obstrui o orifício folicular não permitindo a saída do conteúdo da glândula sebácea – sebo.

Algumas bactérias participam da patogênese da acne inflamatória principalmente o Propionibacteruim acnes. Na porção profunda do folículo pilossebáceo as bactérias são encontradas, constante e abundantemente.

Nesse contexto, está ocorrendo um equívoco por parte de alguns autores em livros do ensino fundamental e médio  que afirmam que o comedão pode ser causado por um aracnídeo chamado Demodex Folliculorum.

Aracnídeos
Os aracnídeos fazem parte do reino dos Artrópodes, entre as várias espécies existentes, podemos encontrar o aracnídeo Demodex.
Existem espécies conhecidas de ácaro que provocam lesões na pele humana e de animais.Entre elas o Demodex folliculorum e o Demodex brevis, citados por alguns autores como responsáveis pelo aparecimento de “cravos na pele”.


A espécie que pode ser encontrado no homem: o Demodex folliculorum, que tem forma longa e habita os ductos pilossebáceos. Técnicas adequadas podem descobrir ácaros em folículos pilosos de toda a população, porém lesões comprovadamente atribuídas ao Demodex são extremamente raras.

Conclusão
A acne vulgar é uma patologia das mais comuns em adolescentes, por isso  estas informações devem ser direcionada aos mesmos de forma claras e correta.
Esta informação foi encontrada somente em materiais relacionados aos estudos das ciências biológicas (material didático do ensino médio) e configura uma interpretação errônea.
Concluí-se que houve em equívoco em algumas bibliografias que declaram que a acne é uma doença relacionada ao ácaro Demodex folliculorum, pois existem evidências tanto clinicas como histológicas de que as lesões da acne estão associadas a produção e retenção do sebo no folículo piloso.


______________________________________
Material desenvolvido pelas acadêmicas Bruna M. Rodrigues e Nicoli Sousa, como parte do Trabalho deIniciação Científica (TIC) do Curso Superior de Tecnologia em Cosmetologia e Estética da UNIVALI -  Balneário Camboriú  - SC
                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário