domingo, 28 de novembro de 2010

Cuidado com o limão

O limão conhecido pelo seu componente básico, o ácido ascórbico ou vitamina C, na qual é rico, conter também muito  suco com grande quantidade de ácido cítrico e sais minerais.


Nesta época de calor, o verão chegando é comum preparar ou beber “caipirinhas” e limonadas ou ainda usar o limão para temperar os frutos do mar e em seguida se expor ao sol.
Mas isso é perigoso e pode acarretar queimaduras de pele... vc sabia??? A essa reação dá-se o nome de fitofotodermatose. 


O que acontece?
Fitofotodermatite ou fitofotodermatose (fito=relativo a plantas, foto=relativo a luz) é uma lesão (inflamação) causada pelo contato com frutas cítricas tais como: limão, tangerina, laranja, lima e figo e seguida de exposição á luz solar.
Tanto na casca como no suco dessas frutas existem substâncias que desencadeiam manifestações cutâneas levando a uma inflamação podendo surgir lesões bolhosas com queimação e ardência. Na maioria dos casos, há pouca dor, mas lesões mais graves podem ocorrer como queimaduras de primeiro a terceiro grau. Isso ocorre porque o limão tem uma substância que é modificada quimicamente pelo sol, tornando-se muito irritante para a pele.



As regiões mais acometidas são as mãos, o seu dorso, o colo e a parte superior da boca, locais onde há mais contato, podendo desencadear nestes locais manchas escuras acastanhadas chamadas de hipercromia pós-inflamatória. Essas manchas podem demorar de 4 a 6 semanas para desaparecem e se não for bem cuidada serão difíceis de tratar.
Cuidados
Após manusear frutas cítricas lavar imediatamente as mãos com água e sabão; Mesmo lavando as áreas atingidas pelo suco das frutas, a pele pode manchar.
Não expor a área que entrou em contato com as frutas cítricas ao sol;
Para beber caipirinha na praia, embaixo do sol forte, use o canudinho;
Procure não manusear frutas cítricas estando no sol ou sabendo que irá pegar sol.

Se você desenvolver uma fitofotodermatose deve evitar o sol até o desaparecimento total das manchas ou proteger bem a região e não esquecer o filtro solar. O desaparecimento das manchas ocorre de forma espontânea e gradativa. Reações mais graves (bolhas) pode ser necessário uso de medicamentos por isso é aconselhável acompanhamento médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário